Vigiar e punir
VIGIAR E PUNIR
AUTOR Michel Foucault
Brasília, junho de 2013 Suzane Helena Silva Ramos- DR1B
VIGIAR E PUNIR
AUTOR Michel Foucault
Trabalho apresentado ao Professor Albeiro Mejia Trujillo;
Da disciplina filosofia; da turma B; do turno matutino;
Do curso de Direito do 1º semestre
UNIPLAN- Universidade Planalto do Distrito Federal INTRODUÇÃO
A historiar Vigiar e Punir, Michel Foucault avalia o poder disciplinador como uma das fundamentais tecnologias do poder das contemporâneas sociedades que seria o poder das normas.
A preocupação principal do livro é demonstrar, através da forma pela qual homens eram julgados em função dos atos que haviam cometido, como se sucederam diversas formas de subjetividade e diversas formas de saber ao longo da história do ocidente, o que explica que as relações do homem com a verdade, dentro de um processo judicial, são muito mais complicadas do que as reconstituições históricas simples de nossos manuais podem julgar. A fórmula, então, pode ser assim resumida: diversas formas de processo, diversas formas de subjetividade, diversos critérios de aferição da verdade.
PARTE III
III - O PANOPTISMO
O panoptismo retribuir à observação total, é a integral tomada por parte do poder disciplinador da vida de um indivíduo. Ele é vigiado durante todo o tempo, sem que veja o seu observador, nem que saiba qual momento está sendo vigiado. Aí está a finalidade do panóptico, "Induzir no detento um estado consciente e permanente de visibilidade freqüente, mas de modo diferenciados e menos "agressivos" aos olhos atentos do povo". É dado início a uma