Portugues
A história conta sobre Brás Cuba, um defunto autor que quer escrever sua própria biografia. Porém ele não quer contar de um jeito simples, assim opta começar a sua historia pela sua morte e não pelo seu nascimento que para ele é uma jeito muito comum de se fazer uma biografia. Nesta obra ele conta sobre todas as suas experiências desde pequeno ate sua fase adulta.
Personagens
Brás cuba: É um homem ganancioso, egoísta, preconceituoso e vaidoso com sua aparência. Durante toda sua vida tenta ganhar fama, porém acaba fracassando com suas tentativas. É o personagem principal e veio de uma família rica.
Marcela: Primeiro amor de Brás Cubas aos 17 anos. Era uma menina gananciosa que só usava Brás cuba pra conseguir ganhar joias dele. Nunca o amou.
Eugenia: Filha de D. Eusébia, é o segundo amor de Brás Cuba.
D. Eusebia : Mãe de Eugenia e amiga da família de Brás cuba.
Virgília: Foi a mulher que iria se casar com Brás Cuba para ele poder entrar no mundo dos políticos. Seria um casamento arranjado sem amor ,porem Virgilia acabou se casando com Lobo Neves que era outro que tinha um grande potencial para a carreira política. Após algum tempo Virgilia encontrou novamente Brás Cubas e eles acabaram se apaixonando de verdade. Enfim, ela foi o grande amor do personagem principal e amante dele.
Sabina: Irmã de Brás cuba, casada com Cotrim.
Cotrim: Casado com Sabina e cunhado de Brás Cubas.
Elália Damascena de Brito: Foi a noiva de Bras Cuba arranjada pela irmã dele. Tinha 19 anos e era sobrinha de Cotrim. Morreu de febre amarela.
Quincas Borba: Era amigo de infância de Brás Cubas. No livro acabou virando um filosofo, enlouqueceu e faleceu após um tempo.
Lobo Neves: Foi o homem que Virgilia escolheu para se casar, era um político.
Ambiente da historia: Rio de Janeiro
Tempo da historia: No passado
Narrador: Primeira pessoa, o próprio Brás Cubas que contou a historia
Características do realismo no livro:
• O fim da idealização da mulher: A mulher