Estetica
A prática da massagem vem desde os tempos pré-históricos, com origens na Índia, China, Japão, Grécia e Roma.
A palavra terapêutica é definida como “de, ou relacionado ao tratamento ou cura de um distúrbio ou doença”. Ela vem do Grego thuapeutikos e relaciona-se ao efeito do tratamento médico (therapeia). A palavra massagem também vem do Grego masso, que significa “amassar”.
A história da massagem em geral é registrada cronologicamente, mas, em vez de seguirmos esse rumo, é interessante considerar algumas de suas aplicações históricas com um recurso terapêutico.
O que devemos considerar em relação a aplicação das técnicas de massagem terapêuticas são as direções dos movimentos, a intensidade da pressão, a velocidade e o ritmo dos movimentos, os meios utilizados, a posição do paciente e do terapeuta e a duração e frequência do tratamento. Cada um destes fatores será considerado sob uma perspectiva histórica. A massagem contemporânea deve seu progresso não necessariamente aos pioneiros mas a um grande número de profissionais que a utilizam em clinicas , domicílios, hospitais e cirurgias. Por sua eficácia, a massagem garantiu uma firme posição entre outras terapias complementares. Sendo tanto uma arte quanto uma ciência, sua evolução continuará enquanto continuar sendo explorada e pesquisada por estudantes e profissionais.
A massagem tem sido usada desde o começo da humanidade, com isso é considerada umas das formas mais antigas de manipulação do corpo humano. Ela tem sido empregada com êxito por muitas culturas como meio de promoção e restauração da saúde, principalmente para aliviar as dores e os desconfortos físicos.
De fato, a massagem desobstrui os poros, o suor se elimina com maior facilidade, a pele se torna mais delicada, mais elástica e flexível.Também atua sobre ou remove as células velhas, o que determina o nascimento de células novas, que como se sabe, substituem as eliminadas.
A massagem quando aplicada corretamente auxilia na