Vidro em fachadas
Tipos de vidros utilizados: -Temperado (Blindex) -Laminado
Classificação dos vidros: - Vidro transparente -Vidro reflexivo
Vidro laminado é um tipo de vidro de segurança que mantém em conjunto os estilhaços quando quebrado. É composto por duas ou mais placas de vidro, que são unidas por uma ou mais camadas intermediárias de polivinil butiral (PVB).
Polivinil butiral é uma película plástica e elástica aplicada entre as chapas de vidro. É nessa película que os fragmentos de vidro ficam presos em caso de quebra. Graças a esta camada, o vidro laminado tem um melhor isolamento acústico, devido ao efeito amortecimento entre as placas de vidro, e também bloqueia 99% dos raios UV transmitidos (não deixa o sol queimar os móveis).
Aplicação:
Laminado comum utiliza-se em fachadas, coberturas, paredes divisórias, clarabóias, etc.
Laminado Múltiplo é normalmente utilizado onde se necessita resistência à bala ou a altas pressões como carros blindados, visores de cabines de vigilância, visores de piscinas, etc., pois pode atingir espessuras de até 60mm.
Vidro Refletivo ou Espelhado
O vidro refletivo é popularmente chamado de espelhado. Ele é produzido a partir de um vidro float, que recebe em uma de suas faces uma camada metalizada. A função desta camada é refletir os raios solares,
Tipos de vidro refletivo:
Laminado
Insulado
Serigrafado
Temperado
Indicado para:
Fachadas de edifícios residenciais e comerciais
Coberturas
Portas e Janelas
Sacadas
Vantagens: - Blindex (temperado): Tem um custo menor; mais resistente que o vidro comum - Laminado: No caso de quebra, o risco de acidente é baixo; bom desempenho acústico e térmico; filtram os raios UV.
-Transparente: Permite uma boa entrada de iluminação natural.
-Reflexivo: Reduz a entrada de calor
Desvantagens -Transparente: Permite a entrada de raios UV, infravermelhos e