Trabalho de química - fachadas
Uma casa vista de frente com excessão da linha horizontal do piso, tudo que estiver na estrutura, vidros, pergolas, portas, janelas e esquadrias, até a linha delimitada pelo telhado, é fachada.
Isso também vale para as demais fachadas. Qualquer alteração que se faça do tipo "bater lage" nos fundos, antecipação de paredes, deslocamentos de paredes, acréscimos de descidas de água, tornam-se alterações de fachada.
Em suma, tudo o que foi entregue pelo construtor do modo que ele o fez são as fachadas originais de uma edificação. Qualquer outra melhoria de obra ou de acabamento das faces descaracteriza as fachadas e devem ser autorizadas, tanto pela prefeitura, quanto pelos condomínios caso as unidades à um pertenção, visto que há alteração de áreas, implicando em acréscimos de IPTU e para alguns condomínios, acréscimo de cota condominial.
Além do mais todas as alterações arquitetônicas devem ter permissão dos arquitetos responsáveis pela obra original e devem ser acompanhadas de projeto detalhado elaborado por um profissional com CREA da região e encaminhado à prefeitura para aprovação. Várias dúvidas já surgiram com relação às plantas instaladas sobre parapeitos, ou fixadas sob as janelas e/ou jardins. Plantas definitivamente nada têm a ver com fachada e sim , somente com paisagismo.
Também pairam dúvidas quanto à instalação de antenas. Estas também não alteram fachadas, diferentemente de instalações de ab"bodas e chaminés nos telhados.
Fachadas de casas com telhado
O telhado aparente é o tipo mais tradicional de cobertura de casas, e muitas vezes é o grande diferencial da fachada. O desenho e o tipo da telha utilizada podem definir o estilo da construção – moderno, colonial, chalé, casa de praia…
Outro elemento definidor de estilo é o beiral, serve de proteção, evitando que a água da chuva escorra diretamente pelas paredes da fachada, além de sombrear e proteger passagens da chuva. O ideal é colocar uma calha ao longo do beiral, para