Vidrarias
Tubos de ensaio
Os tubos de ensaio são vidros alongados e cilindros com a borda mais grossa na abertura para facilitar o despejo em outro recipiente.
Utilização na Biomedicina: Usados em experiências com pouco volume testes de reação. Pode ser aquecido em Bico de Bunsen.
Copo Béquer ou Becker São geralmente de formato cilíndrico com fundo chato e um bico na parte superior. Eles são graduados oferecendo medidas pouco precisas.
Utilização na Biomedicina: Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto.
Frasco Erlenmeyer
É um frasco de vidro ou plástico. Seu bico estreito não permite respingamentos.
Utilização na Biomedicina: Pode ser usado para misturas, soluções e aquecimento de líquidos, mas seu uso mais comum é a titulação, processo que determina a quantidade de uma determinada substância em uma solução, mas suas medidas não são precisas, são aproximadas. Sua boca estreita se torna uma vantagem quando o solvente é volátil, impedindo-o de evaporar. A agitação é uma de suas utilizações e pode ser aquecido diretamente no Bico de Bunsen.
Balão de uma boca É um material de destilação com saída lateral. É produzido de vidro geralmente em borossilicato, chamado também de vidro termo resistente pelo fato de suportar temperaturas muito elevadas.
Utilização na Biomedicina: Usado no aquecimento de líquidos para realização de reações químicas.
Balão de uma boca esmerilhado O balão de fundo redondo é um recipiente de forma esférica, redondo no fundo, com um gargalo na sua extremidade superior para enchimento e a junta esmerilhada é para ligação a outras peças de equipamento laboratorial. O balão de fundo redondo é de vidro, uma vez que a sua utilização exige temperaturas muito elevadas não podendo por este fato ser de outro material.
Utilização na Biomedicina: Utilizado principalmente em