Vidrarias
Introdução ......................................................................................................... 2
Objetivo............................................................................................................... 3
Vidrarias e Equipamentos: Características e Funções ...................................... 4
Conclusões ........................................................................................................ 9
Referências ...................................................................................................... 10
INTRODUÇÃO
A execução de qualquer experimento na Química envolve geralmente a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório, a maioria muito simples, porém com finalidades específicas. O emprego de um dado equipamento ou material depende dos objetivos e das condições em que a experiência será executada.
OBJETIVO
Observar e determinar a função e utilização das vidrarias e equipamentos em um laboratório.
VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS: CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES
Béquer: É de uso geral em laboratório, servindo para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc.
Baquetas ou bastões de vidro: Serve para agitar ou transferir líquidos de um recipiente a outro. Ela é feita de vidro para não causar uma reação química na substância em questão.
Erlenmeyer: Tem as mesmas finalidades que o béquer ao fazer titulações, aquecer líquidos e dissolver substâncias, dentre outras, mas tem a vantagem de permitir a agitação manual – o seu afunilamento em cima anula o risco de perda de material.
Balão De Fundo Chato: Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o tripé e a manta aquecedora.
Balão de Fundo Redondo: Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a um rotaevaporador. Utilizado também em reações