VIDRARIAS
Introdução
As vidrarias são a maioria dos equipamentos usados em um laboratório, tanto para analise quanto para experimentos, as vidrarias tem para cada função um determinado nome as mais usadas são: Bureta,Becker, Erlenmeyer, Funil, Pipeta, Proveta, Tubo de Ensaio, Balão de Fundo Chato, são produzidas em sua maioria de vidro borossilicato.
As incompatibilidades são nada mais que REAÇÃO, ou seja quando uma matéria entra em contato com as partículas de outra , produz gás tóxicos ou inflamável, como por exemplo a reação que o foi nos apresentada na aula: PERMANGANATO DE POTASSIO (KMnO4(s)) + ACIDO SULFÚRICO CONCENTRADO (H2SO4)+ALCOOL ETILICO (ETANOL)(C2H5OH), que nos mostrou que a mistura de ácido,sal e solvente orgânico pode ocasionar uma explosão. Objetivo
O objetivo da aula foi ser exposto para nós a finalidade e a função de cada vidraria.
E algumas das possíveis reações que podem ocorrer no caso de algum certo elemento químico ser misturado com outro incompatível a ele.
Materiais e Métodos
Foram usados na aula os seguintes materiais: Vidrarias Volumétricas (Balão Volumétrico, Becker, Bureta, Pipeta), Permanganato de potássio, ácido sulfúrico puro , água DI , peróxido de hidrogênio ácido clorídrico P.A , hidróxido de amônio puro , acido muriatrico( forma impura do ), bico de bussen , sódio metálico , Fenolftaleína.
Resultados e Discussões O resultado que foi obtido no experimento em que foi utilizado permanganato de potássio acida sulfúrico e álcool, foi que na mistura dos dois primeiros somando com um vagaroso agito resultou numa fumaça verde, logo após foi adicionado algodão umedecido com álcool, houve uma pequena explosão. Proporcionando-nos ver a reação que se ocasiona na mistura de acido, Sal e Solvente Orgânico. No experimento seguinte nos foi proporcionado à demonstração da incompatibilidade entre Sais e Base foi utilizada: Permanganato de Potássio, Água DI e Peróxido de Hidrogênio, em um Becker