Vidrarias
Utilidade: É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto.
Nome: Proveta ou cilindro graduado
Utilidade: Serve para medir e transferir volumes de líquidos. Não pode ser aquecida.
Nome: Vidro de relógio
Utilidade: Serve para tampar copos de Bécker, evaporar líquidos e fazer pesagens. Não pode ser aquecida diretamente. Nome: Balão volumétrico
O balão volumétrico, é uma recipiente com forma de pera, de fundo plano e com um gargalo retilínio, comprido, estreito e com tampa, no qual está gravado uma marca transversal que indica o volume exato do recipiente a 20°C.
Utilidade: O balão volumétrico é usado para preparar soluções de concentração rigorosa e para medir o volume de líquidos. Assim, como todo o material de medida exata, não se devem aquecer nem introduzir sólidos no no seu interior. Os balões volumétricos são de vidro e as capacidades mais frequentes são as de 50, 100, 250, 500 e 1000 ml.
Nome: Placa de petri é um recipiente cilíndrico, achatado, de vidro ou plástico.
Utilidade: É usada para a proliferação de culturas. Normalmente, para se usar em microbiologia, a placa é parcialmente cheia com um caldo líquido de ágar onde estão misturados alguns nutrientes, sais e aminoácidos, de acordo com as necessidades específicas do metabolismo do micróbio a estudar.
Nome: Balão de fundo chato
Utilidade: Possui volume definido e é utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Podem ser de vidro transparente ou âmbar.
Nome: Balão de fundo redondo
Utilidade: Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a ROTAEVAPORADOR.
Nome: Fúnil comum
Utilidade: Empregado para transferir líquidos e para apoiar o papel de filtro. Serve para transferência de líquidos de um frasco