Marketing
As empresas não atuam sozinhas no mercado, por isso é preciso apresentar um diferencial para obter uma “fatia” considerável do mercado. O profissional precisa ser competente ter o perfil adequado, pois caso contrário a empresa pode ser prejudicada. Player: experiente na área, possui conhecimento, esta adaptado no ambiente e segmento.
Entrante: possui experiência, porem ainda não é um player nesse segmento. Precisa de um tempo para se adaptar.
Novo entrante: possui conhecimento, porem não possui experiência. Não vem de nenhum segmento. Não é fácil entrar no mercado e permanecer. Com o tempo pode se tornar um player, porem precisa ter um diferencial. Período maior de adaptação. Clientes: cada vez mais exigentes. Necessidades, expectativas, desejos. Representatividade: relacionado a fatia do mercado. Se aumentar, o porte da empresa também pode aumentar.
Oferta pode gerar Oportunidade. Produtos: Tangíveis, Intangíveis, duráveis e não duráveis. Empresas Mecanicistas: tradicionalista, não esta aberta a mudanças.
Pessoas envolvidas que ocupam espaço físico, mas não agrega.
Empresas Orgânicas: Flexível, aberta a mudanças, inovadora.
Pessoas comprometidas que ocupam espaço físico e agregam.
Transição: mudança de mecanicista para Orgânica. Competências:
Atitudes- como os processos são direcionados em relação a um determinado posicionamento.
Habilidades- Forma como um processo é conduzido.
Conhecimentos- informações adquiridas por vários canais de informação. Experiências acumuladas. Cultura Organizacional: Conjunto de crenças e valores que definem se a empresa vai ser Mecanicista ou Organicista. Área meio: apoio ou suporte. Direciona de forma indireta. Suporte à área fim. Integração dos processos para fortalecer a cadeia de valores.
Área Fim: Posicionamento de um negócio específico. O sentido de análise da área fim esta