vidraria
Introdução:
As vidrarias de laboratórios são utilizadas para diversas atividades, dentre elas, as medições de volumes, o transporte de substancias, o aquecimento de soluções, a preparação de soluções etc. Porem cada vidraria tem sua própria função e é necessário obedece-las, caso queira obter um ótimo desempenho na sua pesquisa.
Objetivos:
Conseguir identificar e obter conhecimento sobre as vidrarias, pois isto é de extrema importância para a execução e desempenho de qualquer atividade praticada no laboratório de química.
Fundamentação teórica
A química se fundamenta em princípios que são obtidos através de experimentos e por isso é necessário a pratica em atividades relacionadas ao laboratório de química. Por isso é necessário adquirir conhecimento dos equipamentos utilizados para os experimentos. Esses equipamentos são chamados de vidrarias, visto que os mesmos são feitos de vidro. Pois o vidro possibilita a não reação do recipiente com a substancia e também para a melhor visualização das cores numa reação e suas medidas. Tambem existe materiais feitos de porcelana e borracha utilizadas no laboratório de química, mas todas as vidrarias e equipamentos devem ser manuseados com cuidado e atenção.
Materiais e métodos
As vidrarias foram apresentadas em três grupos, que são:
Os de temperaturas elevadas; Os de transporte de substancias; Os de preparação de soluções.
1) As de temperaturas elevadas são:
- A capsula de porcelana: podem ser grandes ou pequenas e são utilizadas nas estufas para a secagem de material.
- O cadinho: é utilizado na mufla, um equipamento que aguenta altas temperaturas. Tambem é utilizado para o processo de calcinação.
- Pinça: É utilizada para retirar as capsulas de porcelanas e o cadinho dentro das estufas ou muflas.
- Chapa aquecedora ou manta aquecedora: É utilizado para fazer a separação da capela. E Ela tem um termostato.
- Balão de fundo redondo – ele encaixa na manta aquecedora e tem