Vidraria
Vidraria de laboratório
Alunos: Deividson Silva n.º 7 Fernanda Y. Yanai n.º 9 Gustavo Fonseca n.º 11 Joel de Oliveira Santos n.º 13
Turma: Qualificação C
A realização de qualquer experimento em laboratório envolve, geralmente, a utilização de uma variedade de equipamentos com finalidades específicas.
Vidraria refere-se a variedade de equipamentos de laboratório que normalmente são feitos de vidro. Geralmente é utilizada em análises e experimentos científicos, principalmente nas áreas de química, biologia e física. Atualmente, existem equipamentos que estão sendo fabricados com plástico, na maioria das vezes por razões econômicas, no entanto o vidro ainda é muito utilizado devido a sua transparência, resistência ao calor e por ser praticamente um material inerte. Muitas peças de vidraria são produzidas em vidro borossilicato, por agregar à peça, a resistência contra choque térmico e melhorar a resistência mecânica e aos químicos. Em algumas aplicações, como por exemplo no armazenamento de produtos, é utilizado o vidro âmbar para minimizar os efeitos da exposição de seu conteúdo à luz.
Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.
Abaixo uma relação de vidrarias de laboratório.
Becker ou béquer é um recipiente utilizado nos laboratórios de química. Há dois tipos de Becker, o Copo de Griffin ou Becker Forma Baixa e Copo de Berzelius ou Becker Forma Alta.
De modo muito grosseiro efetua-se medidas com o copo de Becker, pois a sua medida é muito imprecisa (normalmente com precisão variante em 5% do marcado). Os béckers são frascos T.C. (to contain). Suas principais características: - Possuir base plana para uso autônomo; - Possuir base plana para uso autônomo; - Conter bico para transferência; - Ser provido de boca larga.
Seu uso é recomendado para experimentos em que esteja presente pelo menos um sólido. Feito de