portugues
O câncer de mama é uma neoplasia maligna originária do tecido mamário, mais comumente com foco inicial nas camadas mais internas dos ductos lactíferos ou lóbulos que preenchem os ductos com leite. Câncer de mama originário de ducto lactífero é denominados carcinoma ductal, enquanto câncer de mama que tem sua origem no lóbulo é denominado carcinoma lobular. Em casos raros, o câncer de mama pode iniciar em outras partes da mama.
No Brasil, o câncer de mama é o câncer que mais causa mortes entre as mulheres. Fatores de Risco para o Câncer de Mama
Idade
O avançar da idade aumenta o risco de desenvolver câncer de mama. A maioria das mulheres descobre o câncer de mama acima de 60 anos de idade, mas também é comum em mulheres mais jovens.
História Pessoal de Câncer de Mama
História de ter tido câncer de mama em uma mama aumenta o risco de apresentar câncer na outra mama. Além disso, alterações de células encontradas em biópsia de mama, como hiperplasia atípica ou carcinoma in situ aumentam a chance de se desenvolver carcinoma invasivo.
História Familiar de Câncer de Mama
O risco de câncer de mama aumenta se o pai, mãe, irmã ou filha apresentaram a doença e aumenta mais ainda se tiveram câncer de mama com menos de 50 anos de idade. Outros familiares do pai ou da mãe com câncer de mama ou de ovário também contribuem para um risco maior de câncer de mama.
Alterações Cromossômicas
Alguns genes presentes em determinadas famílias aumentam o risco de câncer de mama, como os genes BRCA1 e BRCA2, que podem ser detectados com exame de DNA e pode-se aumentar os cuidados para detecção de câncer de mama em portadores desses genes.
Radioterapia
O tratamento com radioterapia no tórax, sobretudo em paceintes com menos de 30 anos de idade (incluindo tratamento para linfoma de Hodgkin), aumenta o risco de câncer de mama.
História Reprodutiva e Menstrual
Basicamente, está ligada ao tempo de exposição ao hormônio estrogênio, sendo que uma gravidez representa