Vantagem Competitiva
DISCIPLINA: Gestão do Conhecimento
DATA:22/03/2012
Vantagem Competitiva
Cada vez mais a necessidade de adaptação ao mercado tende ser uma realidade dentro das organizações. Com isto, o capital intelectual cada vez mais tem que ser trabalhado e desenvolvido, para que a competitividade perante a concorrência seja um diferencial da organização.
Hoje como nunca as informações são transmitidas com uma velocidade inimaginável. Estas informações quando bem captadas pelas organizações podem ser de grande relevância ao determinar o rumo da mesma. Para que tudo isto aconteça às organizações tem que estar preparadas com os seus recursos mais valiosos, os profissionais que nela atuam. Estes profissionais bem preparados podem imediatamente colher os dados que o mercado transmite e interpretar ou processar de forma que a organização entenda o que está acontecendo ao seu redor, e dar um “feedback”, atendendo ou criando necessidades novas, ampliando o seu atendimento ou área de cobertura.
A gestão do conhecimento atua onde exista a necessidade de organização e sistematização em pontos internos e externos. Estes pontos podem atuar na capacidade de criar, analisar, traduzir, transformar, modelar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação. Estes tendem a transformar-se em pontos positivos caso efetivamente o conhecimento seja distribuído de formar que todos a entendam e aplique-o.
A tecnologia também e aliada na gestão do conhecimento. Quando a tecnologia atua a favor da organização, o processo pode ser melhorado significativamente. Esta melhoria ocorre quando a organização dispõe de mecanismos que ajudam na melhoria das informações. Estas melhorias poderão ser melhor interpretada e divulgada. Outro fator determinante é o capital humano, quando este bem treinado, ciente de sua importância e com qualificação acima da média, ajuda na melhoria, contribui de com mais ação e divulga os resultados esperados como eles devem ser vistos.
Já no