Vidas secas
Vidas Secas – Graciliano Ramos
Manaus, 18 de Março de 2013
Introdução...................................................... 3
Capítulo 1 ao 13............................................4 - 8
Conclusão...................................................... 9
Capítulo 1 – Mudança
A família anda sem destino. A fome faz com que eles matem o papagaio para comer, além de um preá que Baleia achara. Os personagens não se comunicam; apenas duas vezes o pai, irritado com o menino mais velho, xinga-o.
Me chamou a atenção:
Caracterização de cada membro da família pelas suas atitudes.
Capítulo 2 – Fabiano
A família chega à uma fazenda abandonada. Fabiano se orgulha de estar vivo. “Se sentia um homem e um bicho, pois só s bichos sobrevivem a essas circunstâncias”. Ele queria ser que nem seu antigo patrão Tomás de Bolandeira, homem culto que assustava Fabiano quando pedia ao invés de mandar.
Me chamou a atenção:
Como o narrador mostra a desintegração progressiva de Fabiano.
Capítulo 3 – Cadeia
O dono da fazenda finalmente apareceu e deu a Fabiano o cargo de capataz. Fabiano foi então à vila para fazer feira e parar vender um porco que matara. Porém, o fiscal do governo o impediu de vender a carne.
Fabiano acaba se envolvendo em um jogo de cartas com o soldado amarelo e perde o dinheiro. Sentindo-se desolado diante da situação, retirou-se do jogo. O soldado amarelo considerou aquilo uma ofensa, prendeu Fabiano e surrou-o na cadeira. Durante a noite inteira, sua mente não se acerta, fica confusa, uma mistura de revolta e desalento.
Me chamou a atenção:
Quando Fabiano é preso por não saber se comunicar.
Capítulo 4 – Sinhá Vitória
Mulher desiludida com a piora da situação familiar vê seu sonho de ter uma cama de couro, igual a de seu ex-patrão, se afastar.
Me chamou a atenção:
Aspiração da Sinhá por uma cama.
Capítulo 5 – O menino mais novo
“Naquele momento Fabiano lhe causava grande admiração.