Vidas Secas
Graciliano Ramos
O livro Vidas Secas de Graciliano Ramos conta a história de uma família de retirantes nordestinos, que esta fugindo da seca. Fabiano o pai, Sinhá Vitória a mãe, os dois filhos do casal, filho mais novo e filho mais velhos assim chamados e a cachorra baleia que era tratada como uma pessoa. Essa família sempre sofreu, passando fome, tristeza e muita necessidade.
Podemos comparar essa família com as famílias brasileiras de hoje que vivem no sertão nordestino de forma miserável e sofrendo com a seca, e muitas dessas famílias vão em busca de vida nova em outras regiões. Onde algumas conseguem trabalho e dar o necessário para a sobrevivência de sua família. Mas muitas não conseguem trabalho e assim vivem mendigando pelas ruas.
Após terem caminhado muito, todos estavam famintos, cansados, estavam todos magros, com rachaduras nos pés, e com vários ferimentos causados pela viagem cansativa e pela seca. Resolveram parar descansar, e cachorra avistou um preá que serviu para matar a fome de toda família.
Chegam a uma fazenda abandonada e ali ficam. Fabiano e sua família se apossaram da casa, pois não tinham onde ficar. Com o tempo a chuva chegou e também um ar de vida nova. A pareceu também o dono na fazenda que expulsa os retirantes de lá,Fabiano implora para o fazendeiro para poder trabalhar na fazenda, o fazendeiro aceita. Agora Fabiano é um vaqueiro.
Certa ocasião Fabiano vai ate a cidade para fazer compras, mas acaba jogando baralho com um soldado amarelo que o convida. Fabiano perde o jogo e sai da bodega que deixa o soldado amarelo falando sozinho, o que o deixa muito furioso. Então o soldado começa irritar Fabiano. Fabiano perde a paciência e fala mal da mãe do soldado que o leva para cadeia. Fabiano se sente muito pequeno e sem valor, pois nunca tinha conseguido dar para sua família o necessário para viver. Solto Fabiano continua levando sua vida na fazenda.
O dono da fazenda aparecia poucas vezes, mas era sempre para reclamar ou