Vida e obra de jean piaget
INTRODUÇÃO
Jean Piaget, psicólogo e epistemólogo do pensamento, nasceu na Suíça, em Neuchâtel, no dia 9 de Agosto de 1896. Fez o doutoramento em zoologia e estudou psicologia e psiquiatria em Zurique. Em Paris, dedicou-se ás suas primeiras investigações sobre uma análise genética das classes e das relações. Este trabalho iria determinar as suas preocupações de epistemólogo, ou seja, a psicologia genética. Trabalhou em Genebra no Instituto Jean-Jacques Rousseau, com o objectivo de pesquisar sobre a estrutura da inteligência. Leccionou a disciplina de História do Pensamento Científico, Filosofia, Psicologia Infantil e Psicologia Experimental.
Psicólogo mundialmente conhecido, os seus trabalhos sobre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem na criança contribuíram para o estudo do mecanismo geral da inteligência adulta. A sua vasta bibliografia compreende obras sobre Psicologia, Lógica e Teoria do conhecimento.
Os seus estudos incidem sobre a forma como se constrói o conhecimento e a génese das estruturas psico-cognitivas e afetivas dos indivíduos, processo que segundo Piaget se realiza por estágios de desenvolvimento, com uma sucessão previsível.
Vida de JEAN PIAGET
Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça. Seu pai, um calvinista convicto, era professor universitário de Literatura medieval.
Piaget foi um menino prodígio. Interessou-se por História Natural ainda em sua infância. Aos 11 anos de idade, publicou seu primeiro trabalho sobre sua observação de um pardal albino. Esse breve estudo é considerado o início de sua brilhante carreira científica. Aos sábados, Piaget trabalhava gratuitamente no Museu de História Natural.
Piaget frequentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia. Ele recebeu seu doutorado em Biologia em 1918.
Após formar-se, Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo