Vida e obra jean piaget
Nascido na Suíça, Jean Piaget (1896-1980), foi um dos mais importantes pesquisadores de Educação e Psicologia. Ele buscava respostas de como se desenvolvia a inteligência do ser humano no campo do pensamento, da linguagem e da afetividade, entendida como um estudo sobre os mecanismos de aumento dos conhecimentos.
Embora não tivesse a intenção de elaborar uma teoria especifica de aprendizagem, com seus estudos, ele trouxe contribuições práticas importantes ao campo da Educação. Com o estudo do desenvolvimento humano nos tornamos capazes de perceber, compreender e como se comportar diante das individualidades existentes.
Piaget acreditava que o desenvolvimento se dava através do mental e do orgânico sendo gradativo, dividindo-os em Estágio Socio-motor (0 a 2 anos); Estagio pré-operacional (2 a 6 anos); Estágio de operações–concretas (7 a 11 anos) e Estágio de operações formais (12 em diante). Favorecendo assim no aspecto de identificar o que deve ser ensinado em cada fase da vida.
- Estágio Sensório-motor: sendo o período logo ao nascer, a criança percebe o ambiente onde está, seu espaço e age sobre ele. Ela entende que os objetos, ao saírem do seu campo de visão, deixam de existir. Com o passar de algum tempo, percebem que o objeto ainda existe e então começa a procurá-los. Antes a criança entendia o mundo como uma continuação do próprio corpo e com os progressos da inteligência, entendendo-se como elemento, percebe que pode agir sobre o mundo.
Esta é uma fase onde se dá muita importância ao estimulo visual, auditivo e tátil, médicos e psicólogos incentivam a introdução de objetos para manipular e possibilidades para se movimentar incitando a coordenar reflexos e reações.
-Estágio Pré Operacional: Nesta fase da vida a criança desenvolve a linguagem falada e a simbólica em seu pensamento, não sendo mais necessária a presença de objetos para serem identificados.
A criança começa a definir as suas prioridades e a transformar o real em