VIDA E OBRA DE JEAN PIAGET
Desde o ensino ginasial, Piaget mostrava-se interessado por Filosofia e Psicologia, mas é em Biologia que ele se forma, em 1915. Em 1918, defende sua tese de doutorado sobre moluscos e inicia, em Zurique, estudos sobre Psicologia, especialmente Psicanálise.
No ano seguinte, ingressa na Universidade de Paris, onde é convidado a trabalhar com testes de inteligência infantil. Em 1921, passa a fazer pesquisas destinadas à formação de professores no Instituto Jean Jacques Rousseau, em Genebra. Em 1923, lança seu primeiro livro, intitulado A linguagem do pensamento da criança.
Em 1925, começa a lecionar Psicologia, História da Ciência e Sociologia, na cidade em Neuchâtel. Em 1929, passa a lecionar História do Pensamento Científico, em Genebra, e assume o Gabinete Internacional de Educação dedicado a estudos pedagógicos.
Na década de 30, escreve vários trabalhos sobre as fases do desenvolvimento por meio de observações diretas de seus filhos. Na década de 40, Piaget torna-se sucessor de Claperède e assume como professor-diretor, o Laboratório de Psicologia.
Em 1941, com a colaboração de alguns pesquisadores, publica trabalhos sobre a formação de conceitos matemáticos e físicos. Em 1946, participa da constituição da UNESCO, tornando-se membro do Conselho Executivo e assumindo, diversas vezes, a subdireção geral do Departamento de Educação.
Nos anos 50, publica a Epistemologia Genética, sua primeira tese sobre teoria do conhecimento. Em 1955, assume o lugar do filósofo Merleau-Ponty, lecionando na Universidade de Sorbonne Paris. No mesmo ano, na cidade de Genebra, Piaget funda o Centro