Bolbos Olfativos
O nervo óptico é a retira desenvolvem-se a partir da vesicula encefálica primária.
A formação da imagem dá-se inicialmente sobre a retira fotoreceptora, que codifica a informação visual mediante a emissão de neurónios que se projectam no encéfalo através do nervo óptico. As fibras do nervo óptico sofrem uma intersecção parcial no quiasma óptico (estrutura em formato de X formada pelo encontro de dois nervos ópticos) e projectam-se ate ao núcleo dorsal do corpo geniculado lateral do tálamo. São os neurónios talamocorticais que, por sua vez, se projectam até ao córtex visual primário do lobo occipital, no qual se produz a percepção visual. (AULA)
Globo Ocular (olho)
O olho assemelha-se a uma esfera e é formado por três camadas:
Camada Externa: formada pela Esclera ( cobertura branca opaca onde se inserem músculos extrínsecos do olho) e a Cornea ( na parte anterior, permite a entrada de luz)
Camada Media ou túnica Vascular: constituída pela Coroide, corpo ciliar (possui o musculo ciliar) e a iris (que na parte central possui a pupila).
Camada interna (retina): que se comunica com o cérebro por meio do nervo óptico.
Além destas camadas o olho apresenta o cristalino (lente), que é uma estrutura biconvexa transparente, que é mantida em posição graças ao ligamento superior – Zónula Ciliar, que se contra no corpo ciliar.
O olho ainda possui 3 componentes:
Camara anterior, entre a iris e a córnea
Camara posterior, entre a iris e o cristalino
Espaço vítreo, atras do cristalino e radiado pela retina.
Na camada anterior existe um liquido que contem proteínas –humor aquoso. Este liquido é secretado e reabsorvido pelo corpo ciliar. Na porção posterior existe um material gelatinoso e viscoso – humor vítreo.
A retina foto receptora tem como função absorver a luz e reduzir os reflexos no interior do olho. Ela, pode ser encontrada nos