gastronomia
Comidas típicas da Espanha
Sempre acompanhado por um bom vinho, as refeições na Espanha variam de região para região (bem parecido com o que acontece no Brasil). Apesar desta grande diversidade culinária, alguns igrendientes e técnicas quase nunca faltarão. Por exemplo o uso de azeite de oliva como gordura culinária, a técnica de refogar os alimentos, condimentos como o alho, a cebola, o pão como acompanhamento e o grande consumo de saladas sobretudo no verão. Os doces são deliciosos normalmente a base de frutas ou queijos e leite. Doces famosos como tartes ou pasteles são comuns em dias mais festivos.
Os pratos espanhois mais comuns são a Paella, os Mariscos, a sopa de Gaspacho, Tortilhas, o Chorizo (salsicha picante) e a principal iguaria conhecida internacionalmente na gastronomia espanhola é o jamón (presunto). Logo abaixo, indicamos os pratos típicos da Espanha.
Tapas
As tapas espanholas provam como as coisas mais simples da vida podem evoluir e ganhar vida própria. Você sabia como surgiram as tapas? Diz a lenda que antigamente, que as tapas surgiram para “tapar” os copos de cervejas dos jovens espanhois, que quando se reuniam nos bares com amigos, ficavam incomodados com os mosquitos que insistiam em pousar nas bebidas. A princípio tampavam com torradas e aos poucos alguém teve a ideia de colocar pedacinhos de queijos e outras coisas gostosas nestas coberturas. Assim nasceram as “tapas”. Praticamente obrigatória na cultura espanhola. Não se toma uma bebida sem ter alguma coisa para acompanhar
Outra receita bem simples, é um prato que mistura legumes fritos, que podem ser pimentões verdes ou vermelhos, tomates e abobrinha e geralmente vem acompanhado de ovo frito. O prato pode variar de região para região mas a base é esta.