Vida e Obra de Guiomar Namo de Mello
Guiomar Namo de Mello, nascida em 1943, morou em Piracicaba SP durante sua infância com baixos recursos financeiros, fez o ensino básico no Instituto Educacional Piracicabano (particular, mas com bolsa), concluiu sua formação em Pedagogia pela USP em 1966, desde o primeiro e segundo ano da faculdade ela participava intensamente de movimentos populares de culturas de protestos, de paciata, marcha. Nessa época ela já era casada, com filhos pequenos, mas mesmo assim permaneceu militando, ela militou no PMDB muitos anos e depois participou de todo processo de democratização, a geração dela foi muito presente no movimento e na história politica do Brasil. Teve acesso do ensino superior no momento em que tão pouca gente tinha. Participou em todos os movimentos políticos. Ela sempre foi interessada nas questões da política educacional.
Fez mestrado em 1976, doutorado em 1980 em educação na PUC/SP, e pós-doutorado no Institute of Education da London University em 1991-1992. Contribuição pedagógica e políticas de educação.
Foi professora da rede estadual de São Paulo onde trabalhou por volta de dez anos, iniciou carreira como professora de ensino superior na PUC-SP onde de 1969 a 1985 respondeu pelas cadeiras de Psicologia Escolar e Psicologia Social para cursos de pós-graduação e de Metodologia de Pesquisa e Teorias da Educação Escolar para o curso de graduação em Educação. Trabalhou ainda como professora visitante, na UNICAMP, na Universidade Federal de São Carlos e na Universidade Federal de Minas Gerais.
Na Universidade Federal de São Carlos trabalhou mais de 10 anos como pesquisadora da fundação, nessa instituição dedicou-se principalmente ao estudo da educação como política pública, tendo coordenado um grupo de pesquisadores que, a pedido da FINEP, realizou a primeira análise abrangente da educação básica brasileira no período de 60 a 80.
Em 1982 foi nomeada Secretária