cidadania e competitividade
Guiomar Namo de Mello é formada em Pedagogia pela USP; mestre em Psicologia da Educação e Doutora em Educação pela PUC-SP. Realizou estudos de pós-doutorado no Institute of Education, University of London, na Inglaterra. Foi pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora assistente doutora da PUC-SP. De 1983 a 1985, foi secretária municipal de Educação de São Paulo. Em 1986, elegeu-se Deputada Estadual; na Assembléia Legislativa, foi presidente da Comissão de Educação e, durante a Constituinte Paulista, vice-presidente da Comissão de Políticas Sociais. Atualmente é Consultora da Secretaria da Educação de Minas Gerais, do MEC; em São Paulo, trabalha como Consultora do IESP – Instituto de Economia do Setor Público da FUNDAP.
O livro inicia com uma apresentação do livro, com o título: "Compromisso Político e Competência Técnica Revisitados", onde cita que esta obra é o resultado de uma junção entre 4 textos e é dividido em duas partes: a primeira fala sobre temas relativos à gestão do sistema educacional e contém quatro capítulos e a segunda parte, trata sobre o tema "Estratégias de Gestão Para Satisfação das Necessidades Básicas da Aprendizagem", e têm dois capítulos.
Na primeira parte, no capítulo 1, a autora cita que a educação é revista no mundo todo. Tornou-se evidente que o conhecimento, a capacidade de processar e selecionar informações, a criatividade e a iniciativa é a base para o desenvolvimento e para a modernidade. No Terceiro Mundo, para que a educação ocupe prioridade na agenda dos debates, é preciso que sejam respeitadas suas particularidades. A "universalização do ensino elementar" (p. 32) está sendo tratada como forma de alfabetização para contextos culturais, onde a escrita é a compreensão da informação, são importantes para o lazer, o consumo e o trabalho. Os impasses deste final de século colocam a educação diante de uma agenda desafiadora, discutindo alguns pontos: a