Vida afetiva
EMOÇÕES DESAJUSTADAS PODEM SE TORNAREM PATOLÓGICAS Quando isto ocorre, pode desencadear alterações psicológicas, ao ponto de interferir na vida cotidiana, no nosso humor ou na maneira de agir. Em todo o contexto da vida das pessoas, deve-se considerar sempre a questão dos afetos e emoções, que podem ou estar colaborando para o bem estar, ou, ao contrário, perturbando nossa paz, prejudicando a estabilidade emocional para lidarmos racionalmente e normalmente em nosso dia a dia.
A AFETIVIDADE É A DINÂMICA MAIS PROFUNDA E COMPLEXA DE QUE O SER HUMANO PODE PARTICIPAR Inclusive, os afetos podem ser de extrema importância no restabelecimento no quadro de pessoas com algum grau de depressão, baixa auto estima, luto gerado por uma perda, não saber como lidar com algumas frustrações, etc.
O ACOLHIMENTO É O MELHOR REMÉDIO Se encontrarmos algum tipo de afeto externo, que nos acolha, nos aconselhe, nos dê segurança, apoio, nos faça ver as coisas de maneira mais positiva, com certeza nosso psicológico será motivado pela emoção de nos sentirmos amparados e ajudados, facilitando a melhora gradativa das angústias, ansiedades, depressões, entre outras perturbações psicológicas. Resumindo, OS AFETOS CONTRÓEM, AMPARAM, ACOLHEM, NOS FAZEM BEM!
Bibliografia:
TEXTO: Educação com afetividade
AUTOR Ivan Roberto Capelatto
----------------------- Page 1-----------------------
“Aprender a ser, a fazer, a viver juntos e a conhecer constituem aprendizagens
indispensáveis que devem ser perseguidas de forma permanente pela política
educacional de todos os países.”
Jacques