isolamento biologo
asd a sd as d a d ad as d as d as d sa da k k k k k k k k k
k k k k k k k
k k k k k kk k k kkk k k nterpretação: S.aureus: colônias amarelas no Agar Manitol, lisas, 1-2mm de diâmetro
Confirmação: Coloração de Gram e testes de catalase e coagulase.
S.pyogenes: colônias puntiformes no Agar Sangue, β-hemolíticas
Confirmação: Coloração de Gram e teste de catalase e PYR.
Provas bioquímicas
Catalase – verifica a produção da enzima catalase, que decompõe o peróxido de hidrogênio (H3O2) em água e oxigênio molecular. A presença desta enzima pode ser determinada adicionando-se peróxido de hidrogênio a 3 % a uma cultura em meio sólido ou líquido. O desprendimento de bolhas (O2) significa um resultado positivo.
Coagulase – verifica a produção da enzima coagulase, que coagula o plasma. A presença desta enzima pode ser determinada acrescentando-se uma colônia a ser testada a uma gota de plasma citratado sobre lâmina de microscopia. Após homogeneização, a formação de coágulos visíveis em 1-2 minutos é considerada como resultado positivo.
PYR – identifica presuntivamente os estreptococos -hemolíticos do grupo A (S.pyogenes), que possui a enzima pyrrolidonil arilamidase. Esta enzima hidrolisa a L-pyrrolidonil- -naftilamida (PYR), liberando -naftilamida livre, que produz uma cor vermelho brilhante com a adição do reagente composto de p-dimetil-aminocinamaldeído a 0,01%. O teste pode ser realizado em papel de filtro impregnado com o reativo, adicionando-se uma parte da