bccIA
2534 palavras
11 páginas
RevisãoAs mudanças nos cenários do século XXI:
Globalização. As fronteiras nacionais que costumavam isolar a maioria das empresas das pressões competitivas estrangeiras hoje praticamente não têm sentido nenhum na definição dos limites operacionais de uma organização. Duas forças principais têm governado a globalização: a procura de novos mercados e a necessidade de reduzir custos.
Mudanças tecnológicas. Os avanços na informática e na tecnologia da comunicação modificaram permanentemente o local de trabalho por alterarem o modo como a informação é criada, armazenada, utilizada e compartilhada.
As Três Ondas de Toffler. A primeira onda foi a agricultura. Até o século XIX, todas as economias eram baseadas nas lavouras.
A segunda onda foi a industrialização. Nos primeiros dois terços deste século, a maioria dos países desenvolvidos passou de sociedades agrárias para sociedades baseadas em máquinas.
A partir dos anos 1970, a terceira onda, a informação, passou a substituir os cargos operários de pouca qualificação por oportunidades de trabalho para especialistas técnicos, cultos e qualificados, profissionais liberais e outros trabalhadores do conhecimento.
Diversidade cultural. A proporção de pessoas com raízes europeias, asiáticas, latino-americanas e africanas, aumentou durante as últimas duas décadas e continuará aumentando. As tendências de aumento da força de trabalho feminina e do multiculturalismo estão ocorrendo nas nações do mundo inteiro.
Mudanças nas expectativas da sociedade. O termo responsabilidade social da organização ilustra o aumento das expectativas da sociedade em relação às empresas. Espera-se que os executivos promovam padrões éticos elevados. De fato, poucas organizações podem permitir-se receber publicidade negativa associada à percepção de serem socialmente irresponsáveis ou eticamente repreensíveis.
Espírito Empreendedor. As aberturas anuais de novos negócios aumentaram assustadoramente no Brasil e em todo mundo. Espírito