Dinâmica da Atmosfera
A atmosfera é um dos componentes da biosfera, essa é a parte gasosa composta por vários tipos de gases (78% nitrogênio, oxigênio 21% e apenas 1% de outros gases como gás carbônico e vapor d’ água) que envolvem a Terra. Clima e Tempo
Na meteorologia existe uma diferença entre o tempo e o clima. O tempo é o estado físico das condições atmosférica em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade. Também, se refere às características da atmosfera inseridas das observações contínuas durante um certo período. O clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para uma determinada localidade ou região. Inclui considerações sobre os desvios em relação às médias, variabilidade climática, condições extremas e freqüências de eventos que ocorrem em determinada condição do tempo. Frentes quentes e frias
Frente frias: quando o ar frio passa por um determinado lugar na superfície terrestre, substituindo o ar quente que existia nesse local. Dizemos que essa massa de ar é uma pré-frontal(quente) e a massa de ar pós-frontal (após a passagem da frente) é fria.
À medida que o ar frio avança e vai substituindo o ar quente e úmido, a formação de nuvens vai aumentando e a precipitação é mais intensa. A frente fria pode vir acompanhada de rajada de ventos.
As núvens que se desenvolvem ao longo da superfície frontal de uma frente fria são núvens de desenvolvimento vertical, desde os cúmulos, até CUMULONIMBOS que, em situações de grande instabilidade podem atingir grandes altitudes. São estas núvens as responsáveis pela precipitação do tipo aguaceiro forte, localizado e de curta duração, associado à passagem de frentes frias.
Frente quentes: na frente quente, o ar quente