Atmosfera e sua dinâmica
A climatologia é uma parte da geografia física que estuda especificamente os fenômenos climáticos, suas médias e agentes mutatórios. Por esse motivo ela tem grande importância para a sociedade, pois a mesma além de monitorar a estabilidade dos fenômenos naturais, também prevê os possíveis futuros eventos de terminada região. No estudo da climatologia é essencial entender com clareza a distinção entre duas palavras cotidianamente tratadas como sinônimas:
TEMPO: é o estado momentâneo que ocorre num determinado local, sendo oriundo de massas de ar que circulam na atmosfera, que podem causar fenômenos atípicos, tais como a neve.
CLIMA: é a média do tempo, representando o fenômeno mais estável, ou seja, que o tempo tende a ficar.
ATMOSFERA – OS PROTETORES DA TERRA
A atmosfera é uma aglutinação de várias camadas retidas pela gravidade que envolvem a terra, correspondendo apenas 0,2% do raio terrestre. Ela nos possibilita diversas coisas, desde respirar ou até viajar de avião. A mesma se encontra dividida em basicamente quatro camadas com fenômenos e temperaturas distintas:
TROPOSFERA: é a camada onde se inicia a atmosfera, preenchendo cerca de 17 km de altitude e sendo a única em que podemos respirar com facilidade. É nela que ocorrem os fenômenos climáticos, tais como: chuva, ventos, nuvens, etc. Quanto maior a altitude menor é a temperatura, variando de 40°C a -60°C.
ESTRATOSFERA: é a camada que segue a troposfera, que preenche a atmosfera, acima da troposfera, até 50 km de altitude, com a temperatura variante de -5°C a -70°C. Caracteriza-se pela barreira de ozônio, conhecida popularmente como camada de ozônio, e também pelo baixo fluxo de ar, fazendo-a ser muito estável.
MESOSFERA: é a terceira camada da atmosfera, preenchendo-a até 80 km de altitude, com a temperatura oscilante de -10°C a -100°C. Caracteriza-se por ser a mais fria das camadas, e é por esse motivo que nela ocorre o fenômeno chamado de Luminescência