Cultura segundo a Filosofia
A cultura pode ser considerada um amplo conjunto de conceitos, símbolos, valores e atitudes que modelam e caracterizam uma sociedade. Envolve o que pensamos, fazemos e temos, como membros de um grupo social. Sendo assim, todas as sociedades humanas possuem uma cultura, tendo seus próprios valores e suas próprias verdades, pautadas na existência de três ideias básicas, articuladas entre si: desenvolvimento, formação e realização.
Dentro do contexto filosófico, a cultura é o conjunto de manifestações que melhor satisfaz as necessidades e os desejos humanos de determinada meio. Ela é fruto de um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos obtidos ao longo da história por diversos indivíduos através da solução de seus problemas, e pela sua transmissão de geração em geração. A definição de cultura é muito ampla, visto que por causa de sua plurissignificação há a possibilidade de usa-la em diversos contextos. Entretanto, devemos entende-la como o cultivo de informações importantes para o convívio social de cada indivíduo na sociedade.
Cada país, estado, cidade e até mesmo grupo social tem a sua própria cultura distinta, isto é, seu modo pré-definido de agir e se comportar. Essa cultura é influenciada por vários fatores, dentre elas o meio social e ideologias nele presente. A cultura brasileira, por exemplo, é marcada pela boa disposição e alegria, enquanto a portuguesa é marcada pelo saudosismo.
Há uma interdependência entre a filosofia e a cultura, visto que até mesmo no mais rebelde e destrutivo movimento há o objetivo de alterar determinados atributos da sociedade, considerados por seus manifestantes como mais adequados, sendo eles: valores, crenças ou costumes. Deste modo observamos que a filosofia é uma área da cultura, ou seja, a cultura contém filosofia, e a filosofia nutre-se da cultura. Porém, a cultura envolve sempre alguma justificação satisfatória para sua prática, sobretudo para o próprio