questionario filosofia
01 – De acordo com o autor, responda qual a diferença entre filosofia e ciência mostrando como as suas perguntas têm alcance também diferentes. Exemplifique.
Segundo o autor, ao contrário da ciência, a filosofia não se apoia em experimentos ou observações, ela se apoia apenas na reflexão, tendo como principal ocupação questionar e entender ideias muito comuns que usamos no dia a dia, entretanto não refletimos sobre elas. Assim, as perguntas destas esferas giram em torno de pontos diferentes, o filósofo pauta em perguntas como “o que faz com que uma ação seja certa ou errada?” ou “o que é tempo?”, ao passo que o matemático, ao investigar relações matemáticas se questionará “o que é número?”, o físico se perguntará “do que são feitos os átomos?”. Assim, a filosofia busca respostas na essência nas concepções para o homem –sem abandonar, entretanto, a razão humana-, ao passo que a ciência busca resposta no externo, no empirismo.
- História da Filosofia Ocidental – Introdução (Bertrand Russell)
02 – De acordo com o texto, porque a filosofia é algo intermediário entre a teologia e a ciência?
A filosofia poder ser considerada um intermédio entre teologia e ciência, por apresentar características de ambos. Nas palavras do próprio autor, isto se dá da seguinte forma: “Como a teologia, consiste de especulações sobre assuntos a que o conhecimento exato não conseguiu até agora chegar, mas, como ciência, apela mais à razão humana do que à autoridade, seja esta a da tradição ou da revelação”.
03 – Diante de questões filosóficas que permanecem insolúveis, alguns poderiam considerar perda de tempo continuar refletindo acerca das mesmas. No entanto, Russell justifica tal insistência a partir de dois motivos. Enumere e comente as suas justificativas.
O estudo das questões que permanecem insolúveis são, segundo o autor, não perda de tempo, uma vez que, “mesmo que não se resolva esses problemas,