Questionário de Filosofia
1) Apresente as características do pensamento mítico. O pensamento mítico iniciou-se na Grécia, do séc. XXI ao VI antes de Cristo, daí fazendo Nascer do desejo de dominação do mundo, para afugentar o medo e a insegurança e o desconhecido. O mito é algo que não obedece a uma lógica ou uma verdade, ou seja, não precisa de provas para que seja aceito. É uma fórmula que serve como válvula para que o homem se situe no mundo. O mito como muitos pensam, não é uma mentira, pois é verdadeiro para quem criou e vive. Também não se pode julgá-lo como ilusão, pois de certa forma encontra-se racionalidade na sua história. Também tem como característica a aceitação, pois segundo a ciência não tem comprovação, vem através da imaginação, afinal e algo que esta muito além do pensamento racional, não se questiona e nem se fundamenta, e vem do sobrenatural, e do imaginário.
2) Apresente as características do pensamento filosófico-científico Busca fundamento, causalidade, princípios, respostas na natureza, tem caráter critico, onde o pensamento, apenas é aceito após ter um meio de comprovação. Durante muito tempo o mundo viveu de forma muito mítica, ou seja, não se questionavam tanto sobre certas situações e tudo era aceito sem controvérsias e as respostas eram buscadas no sobrenatural e metafísico. Antes de tudo, o pensamento filosófico-científico é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata, buscando razão na forma de pensar, por exemplo: a ciência, seus valores e seus métodos; pode pensar sobre a religião, a arte; o próprio homem, no seu dia a dia.
3) Desenvolva uma breve explicação das filosofias de Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
Tales acreditava que a água e a substância de maior importância e principio de todas as coisas. Utilizava apenas da natureza como fonte de pensamento.
Anaximandro dizia que a Apeiron (Indeterminado) era a substância primordial, assim