Questionário filosofia
1) Resp: Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano. Há diferenças de renda, de estilos de vida, de acesso às instituições públicas tais como escola, hospital, centros de lazer. Da mesma forma, a diversificação acompanha a variedade de paisagens regionais do país.
2) Resp: O helenista Jean- Pierre Vernant diz que a preocupação com o conhecimento puro, isto é, o saber que não carrega traços religiosos ou míticos, é uma característica dos primeiros filósofos. Homens como Ta l e s, Anaximandro, Anaxímenes apresentam em suas investigações uma teoria, uma visão geral do mundo que explica racionalmente a estrutura física e espiritual desse mundo. Vernant afirma ainda que esses primeiros pensadores tinham plena consciência de que produziam um conhecimento radical- mente novo e, em muitos pontos, oposto à tradição religiosa.
3) Resp: A única diferença entre a dialética de Platão e Aristóteles é a avaliação que lhe davam. Para Platão, era por si, a única e verdadeira ciência. Para Aristóteles, somente crítica, “peirástica”, não ciência, mas método. Sobre os princípios aos quais chegava a dialética platônica, ou seja, o Uno e o Múltiplo, não se poderia afirmar que são os verdadeiros princípios, uma vez que, para Aristóteles, não consideram os muitos significados do ser. O método que aqui Aristóteles propõe para a metafísica coincide com o terceiro uso da dialética, o “científico”, isto é, ainda uma vez um método dialético, que denominaremos, por comodidade, procedimento “diaporético”. Aristóteles não indica explicitamente a solução das aporias. Por vezes, tende para um lado; outras, são mistas; ou, ainda, intermediárias.
4) Resp- O Racionalismo se dá pelas idéias inatas, que seriam pensamentos existentes no homem desde sua origem que o tornariam capazes de intuir (deduzir) as demais coisas do mundo. Tais idéias inatas seriam o fundamento da Ciência. Para o Empirismo, a Experiência é a