Vida afetiva
* O afeto é um sentimento essencial na vida do ser humano. Através dele os sonhos, as fantasias se concretizam. * Nós só conseguimos entender uma expressão, um sentimento quando encontramos algum tipo de afeto. * Não conseguimos controlar nossos impulsos, e é graças ao afeto que isso acontece. “São os afetos que determinam nosso comportamento.” * Se não considerarmos os afetos não conseguiríamos agir com o sentimento.
Estudo da vida afetiva. * Quando estudamos a razão aprendemos que o afeto é algo que atinge o conhecimento objetivo, dando importância ao estudo das funções intelectuais. * A vida afetiva tem pontos negativos e pontos positivos sendo distinguidos prazer e o desprazer. * Vemos a importância da diferença do sentimento de afetividade, emoção e o sentimento.
Os afetos
* Ele é produzido através de estímulos, vindo do meio físico ou social, tanto agradável como desagradável. * “O prazer e a dor são matrizes psíquicas dos afetos.” * O afeto possui intensidade, tonalidades e as vezes impossível de definir um nome para ele. * Eles que dão origem aos outros sentimentos como o amor e o ódio, sendo os mais presentes no nosso dia-a-dia. * O afeto nos permite criar reações por causa de situações que presenciamos no nosso cotidiano; através deles podemos ultiliza-los no uso da nossa consciência, como o que fazemos o que pensamos, como nos expressamos e porque sentimos. Mas, nem sempre agimos corretamente, principalmente quando percebemos que ele está totalmente ao contrario do que v deveria ser. Pode acontecer que ele faça de nossas reações o contrario do que queríamos que fosse.
As emoções. * Emoções são geradas a partir de reações que temos em determinado acontecimento, sendo aguardado ou porque imaginamos que pode acontecer. * Quando ela é muito intensa o organismo fisiológico é modificado com distúrbio variado chamadas descargas de tensão ou emocionais. * O choro é a