vida afetiva
Turma: CCO 2 / noturno
Resenha Critica sobre o tema Vida Afetiva
Afeto é o estado psicológico que permite ao ser humano demonstrar os seus sentimentos e emoções a outro ser ou objetos. Pode também ser considerado o laço criado entre humanos, que, mesmo sem características sexuais, continua a ter uma parte de "amizade" mais aprofundada.
Em psicologia, o termo afetividade é utilizado para designar a suscetibilidade que o ser humano experimenta perante determinadas alterações que acontecem no mundo exterior ou em si próprio.
Um dos aspectos mais importantes da nossa vida são os afetos, composto pelas emoções e sentimentos, que nos fazem viver, sonhar, realizar coisas.
Por mais inteligentes que possamos ser, a inteligência emocional, pode bloquear, ou desenvolver nossas potencialidades, podendo ajudar ou atrapalhar nosso dia a dia no trabalho, estudo, amizades, família etc.
A psicologia e os psicólogos investigam a vida afetiva, pois sabem que ela interfere muito no dia a dia das pessoas. Por várias vezes planejamos agir de um jeito em uma determinada situação e no momento agimos de uma forma completamente diferente, ou esquecemos o que íamos dizer e falamos de uma forma mais serena ou mais agressiva, isso acontece porque nossas emoções nos traem, elas acabam sendo verdadeiras e sinceras de uma forma que por vezes não conseguimos controlá-las. São esses afetos que determinam nosso comportamento.
Os afetos básicos de todo ser humano são: o amor e o ódio. Afetos esses que todos nós de alguma forma conhecemos e sentimos, mesmo sendo sentimentos tão diferentes.
Muitas vezes vemos nos outros o que não temos ou o que temos e gostamos em nós, ou que temos e não gostamos, fazendo assim com que surjam as simpatias,antipatias.
As expressões afetivas podem se manifestar através de emoções ou sentimentos. As emoções são reações do nosso organismo, em resposta a um acontecimento inesperado, podendo causar alterações orgânicas como aumento dos