Victor produções
A Guerra dos movimentos foi um conflito armado durante a Primeira Guerra Mundial,que não permaneceu somente na Europa,e expandiu-se até chegar na Ásia e África.
Após a declaração de guerra, a Alemanha dirigiu-se para a Europa Ocidental. De acordo com o plano Schlieffen, era suposto os alemães invadirem a Bélgica e a França antes de avançar para leste para impedir que a Rússia conquistasse a Prússia Oriental. Os alemães não conseguiram entrar em Paris.
As tropas inglesas e francesas derrotaram a Alemanha na batalha de Marne. Porém os alemães conseguiram vencer os russos na batalha de Tannenberg.
Esta fase da guerra chama-se a guerra dos movimentos devido às posições tomadas pelos exércitos em confronto.
A Guerra nas trincheiras
Em Outubro, as linhas de trincheiras de alemães e Aliados já se estendiam pelo nordeste da França, desde o canal da Mancha até a fronteira com a Suíça. Centenas de milhares de soldados permaneciam durante meses dentro de túneis e canais, que logo se transformaram em complicadas redes de defesa.
As trincheiras tinham protecção de arame farpado, às vezes electrificado, acima do qual havia torres com metralhadora. Enormes túneis faziam a comunicação entre os vários pontos da rede.
O dia-a-dia
A vida nas trincheiras era horrível. Quando chovia, o que é comum na região, os túneis inundavam. E os soldados tinham de lutar, comer e dormir por semanas com os uniformes encharcados. Havia lama pot todos os lados, às vezes atingindo até o peito dos homens. Eles não podiam manter-se aquecidos, e as doenças se espalhavam, matando milhares de pessoas diariamente. Para combater, os vivos sofriam com os piolhos, enquanto os ratos se alimentavam dos