Trabalho de ensino e aprendizagem e linguagem ii
HÉRCULES CORREA
DIVINOLÂNDIA DE MINAS
Atividade 1
1 - A partir da leitura do artigo “A Linguística e o ensino de Língua Portuguesa”, de Rodolfo Ilari (1994), conceitue e mostre a diferença entre Filologia, Gramática e Linguística.
A Filologia - Vem do humanismo e renascença, reúne uma enorme massa de conhecimentos lingüísticos e históricos necessários para a sua compreensão é ciência que nos permite interpretar os documentos mais antigos de nossa língua.
A Gramática - advinda dos gregos é uma disciplina que dizia como devem expressar-se as pessoas bem criadas. Ela expressa de maneira certa o que se aprende na escola.
A Linguísticas – é uma pronuncia padrão. Seu objetivo é o estudo da língua. Entendendo as formas originais de um conteúdo.
2 - Identifique as três abordagens da Linguística no século XX: estruturalista, gerativista e funcionalista.
1ª abordagem da lingüística no século XX - estruturalista - criado pelo estruturalismo tem a noção de língua como sistema. Roman Jakobson é um lingüista que deixou importantes trabalhos de inspiração estruturalista em áreas que vão da Fonologia à Gramática.
2ª abordagem da lingüística no século XX - gerativista - a língua passa a ser concebida como um objeto matemático. Noam Chomsky promove um deslocamento da esfera do social para a esfera do psicológico e biológico, para ele as línguas são muito parecidas entre si, com importantes reflexos para o processo da aquisição da língua
3ª abordagem da lingüística no século XX - funcionalista – um dos objetivos é fazer da língua uma descrição abrangente. Outro objetivo do funcionalista é explicar as características formais da língua na sua forma de ensinar.
3 - Por que se pode dizer, hoje em dia, que não há uma Linguística, mas várias Linguísticas? Identifique os principais objetos de cada uma delas.
Onde as pessoas se comunicam através da linguagem, isso envolve as grandes línguas de