O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UMA REFLEXÃO SOBRE OS PROCEDIMENTOS DO PROFESSOR
Isabel Cristina Gondim Rocha/UERN 326 icristina.gondim@hotmail.com
Robson Frutuoso/UERN robson.assu.rn@hotmail.com Deny de Souza Gandour/UERN dsgandour@yahoo.com.br Introdução
Ao longo das décadas os estudiosos vêm formulando teorias para explicar como que se processa a aquisição de uma segunda língua, pois já se sabe que trata-se de um processo complexo e dificultoso contrastando com a naturalidade da aquisição da língua materna
(KRASHEN, 1982). Esta problemática é observada no âmbito escolar, tanto na perspectiva dos alunos com suas limitações e “N” fatores externos que influenciam diretamente ou indiretamente no desenvolvimento da língua alvo. Com relação aos professores, sobre estes recai a responsabilidade de desenvolver na sala de aula, estratégias mais eficazes que contribuam para o desenvolvimento dos alunos, perante aos objetivos idealizados.
Partindo desta problemática a nossa pesquisa propõe discutir os principais conceitos na área de metodologia de ensinos de línguas e identificar esses conceitos no âmbito escolar.
Tomando por base os estudos de Krashen (1982), Moita Lopes (1996), Possenti (1996),
Geraldi (1998), Koch (2004) entre outros, pelo fato desses estudos serem mais pertinentes na problemática que envolve os métodos de ensino e aprendizagem de uma segunda língua. A análise foi feita a partir de um vídeo de uma aula de língua inglesa gravado na Escola
Caminho do Futuro, na cidade de Assu, numa turma de 6° ano.
Este trabalho está dividido em duas partes, de inicio apresenta-se o aporte teórico e a secunda parte é constituída pela descrição dos dados e a análise.
Referencial teórico
1. Função social da leitura