ENDOMARKETING
O presente trabalho aborda sobre endomarketing uma ferramenta estratégica nas organizações que vivem um cenário voltado a valorização de pessoas.
É possível visualizar diante desse estudo que funcionários alegres e satisfeitos têm um rendimento melhor, e conseqüentemente tendem a ter um comprometimento maior com a empresa.
A seguir o endomarketing será conceituado e fundamentado, apresentando seus objetivos dentro da organização, as ferramentas para implantá-lo e dois cases em que foi utilizado.
2. ENDOMARKETING
2.1 Conceito
Endo vem do grego e quer dizer ação interior, sendo assim o Endomarketing significa Marketing interno e é uma ferramenta eficaz para a gestão do cliente interno. Para Kotler (1998 p. 40), o Marketing interno é uma tarefa bem sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que desejam atender bem aos consumidores. O Endomarketing é o conjunto de ações estratégicas focadas no público interno, a fim de fazê-los entender que devem tratar o cliente externo com a mesma excelência. Quando há harmonia no interesse e objetivo interno há facilidade na realização de qualquer ação externa a empresa.
2.2 Função
A principal função do endomarketing é conscientizar que existe um cliente interno a organização, e que esse deve estar motivando de forma estratégica e orientada, propiciando assim a melhoria na qualidade do atendimento externo.
2.3 Objetivos
Dentre os objetivos do endomarketing estão:
• Fazer com que os funcionários tenham uma visão compartilhada da organização que atuam;
• Focar nas pessoas visando gerar resultado;
• Valorizar as pessoas e motivá-las para o trabalho;
• Estabelecer uma comunicação integrada;
• Promover a gestão na empresa focando em pessoas;
• Criar um melhor ambiente de Trabalho;
• Desenvolver a empresa como instituição e da pessoa como profissional.
2.4 Fundamentação
Ao longo dos anos as organizações vêm mudando o paradigma no que diz respeito