Judaísmo Humanista
Seus livros sagrados são Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio que na Torá é lido de traz para frente e em hebraico (língua santa). Antigamente a Torá erra transmitida oralmente, que mais para frente passou a ser escrita, porque foi achado que a tradição estava se perdendo.
Os trabalhos de caridade não são divulgados no judaísmo, e tem uma palavra em especifica que é o tsedacá (צדקה), que significa justiça. Onde o judeu vai avaliar se o que ele esta fazendo é o justo, se vai ajudar ou complicar a vida de uma pessoa, por exemplo.
No rabinato tradicional o individuo vai para uma faculdade nos Estados Unidos ou em Israel na faculdade de Yeshivah, onde ele fica até oito anos para se tornar rabino. Que até o século IX o rabi era o individuo que sabia mais dentro daquela comunidade Judaica.
Um casamento Judeu qualquer judeu maior de idade pode celebrar o casamento tanto o ortodoxo como no conservador. O casamento gay ainda é um assunto muito polemico, mas em algumas comunidades humanista o casamento gay é permitido, pois é algo individual da pessoa, mas já nas sinagogas ortodoxas ou conservadoras não existe essa possibilidade.
O Judeu procura preservar as culturas e tradições judaicas, como tendo o candelabro de sete braços, o mezuzah, kipá e talit, e também com as festas como:
Purim - os judeus comemoram a salvação de um massacre elaborado pelo rei persa Assucro.
Pessach - comemora-se a libertação da escravidão do povo judeu no Egito, em 1300 AEC
Shavuót - celebra a revelação da Torá ao povo de Israel, por volta de 1300 AEC
Rosh Hashaná - é comemorado o Ano-Novo judaico.
Yom Kipur - considerado o dia do perdão. Os judeus fazem