Judaísmo, a religião de Jesus Cristo
Judaísmo, a religião de Jesus Cristo.
Judaísmo:
O judaísmo é uma das três principais religiões abraâmicas, definida como a "religião, filosofia e modo de vida" do povo judeu. Originários da Bíblia Hebraica (conhecida também como Tanakh) e explorado em textos posteriores, como o Talmud, é considerado pelos judeus religiosos como a expressão do relacionamento e da aliança desenvolvida entre Deus com os Filhos de Israel. De acordo com o judaísmo rabínico tradicional, Deus revelou as suas leis e mandamentos a Moisés no Monte Sinai, na forma de uma Torá escrita e oral. Esta foi historicamente desafiada pelo caraítas, um movimento que floresceu no período medieval que afirma que apenas a Torá escrita foi revelada. Nos tempos modernos, alguns movimentos liberais, tais como o judaísmo humanista, podem ser considerados não-teístas.
Jesus:
Jesus era filho de judeus. Quando nasceu, Maria e Jose cumpriram todos os preceitos relativos a religião judaica. Durante sua infância, Jesus acompanhava a familia todos os anos até Jerusalém para as Festividades Religiosas das barracas, e a festividade dos pães imfermentados. Depois de adulto, ele freqüentava a “sinagoga”( é um local de culto da religião judaica), todos os sábados, onde lia os livros sagrados (do antigo testamento). Foi reconhecido como judeu durante a perseguição que sofreu e em sua morte, foi-lhe pregada na estaca, acima de sua cabeça uma placa com as letras INRI (que em latim significam "Iesu Nazare Rex Iudei" - Jesus Nazareno Rei dos Judeus). Então Jesus nasceu, viveu e morreu como judeu.
Número de seguidores:
O período medieval tinha milhares de seguidores, mas atualmente a fé judaica conta com mais ou menos 12 milhões de seguidores por todo o mundo, porém a maioria se concentra em Israel e nos EUA.
Crenças:
De acordo com o Judaísmo rabínico, um judeu ou é aquele cuja mãe é judia, ou alguém que se converteu formalmente ao