reacoes
1. OBJETIVO:
O objetivo deste experimento é possibilitar o manuseio de reagentes para testes de reatividade química, abordando conceitos de solubilidade, reatividade química, reações iônicas e equações químicas.
2. PESQUISA BIBLIOGRAFICA:
2.1 A ligação Iônica 2.1.1 Os íons e você.
Sabemos que íons são átomos – ou grupo de átomos – com carga positiva ou negativa. Uma grande variedade de íons é necessária para a manutenção da vida.
A quantidade mínima diária e a participação de cada um desses íons em nosso metabolismo constituem um complexo campo de estudo, intensamente pesquisado por biólogos, bioquímicos e médicos.
Cerca de 26 íons possuem participações razoavelmente conhecidas, mas os pesquisadores não afastam a hipótese de novos íons serem descobertos, existentes em quantidades muito pequenas, mas com participações talvez muito importantes no esclarecimento de alguns processos metabólicos.
Entre os vários íons reconhecidamente importantes, podemos citar os íons sódio (Na+), potássio (K+), cloreto (Cl-), sulfato (SO4 2-) e hidrogenocarbonato (HCO3-), presente no sangue e nos líquidos celulares; os íons cálcio (Ca 2+) e hidrogenofosfato (HPO4 2-), importante para ossos e dentes; os íons ferro II (Fé 2+), fundamentais no metabolismo da hemoglobina; e os íons fluoretos (F-), utilizado para prevenção de cáries dentarias.
2.1.2 Os íons no sal de cozinha.
Os fundamentos da ligação iônica podem ser entendidos no estudo do cloreto de sódio. Em 1916, o químico alemão Walther Kossel (1888-1956) propôs que a ligação entre os átomos de sódio e de cloro deveria ocorrer de acordo com uma transferência de elétrons.
Observe a configuração eletrônica do átomo neutro de sódio (Z=11):
11Na ( 11 prótons, 11 elétrons) → 1s2 2s2p6 3s1.
Para ficar o a configuração de gás nobre (2s2 2p6), o átomo de sódio perde um elétron do subnível mais extenso (3s) e torna-se um íon positivo (cátion):
Na+ (11 prótons, 10 elétrons) → 1s2