curso de desenho gratis
Visite o site: http://www.desenhoonline.com / E-mail: desenhoonline@gmail.com
1
Nesta aula você aprenderá a diferenciar um desenhista de um ilustrador e ainda iniciará com os primeiros exercícios de desenho.
(Mateus Machado)
O DESENHISTA E O ILUSTRADOR
Ainda que não sejam profissionais todo mundo tem certa capacidade de desenhar objetos, pessoas e coisas, seja ela através da observação que se faz enquanto se desenha ou através da ilustração; esta última baseia-se numa memória e estudo anterior que se teve de objetos ou figuras e carrega a criatividade e a mensagem de quem o faz. Nos dois casos antes de desenhá-los, cada um observou e memorizou as informações de um determinado objeto ou desenho, conforme o que entendeu do que viu.
Temos então duas modalidades:
1. O desenhista
2. O ilustrador
Um desenhista reproduz seu trabalho no momento em que se está vendo a origem, seja esta um modelo vivo ou a imagem de um desenho.
Exemplo: O desenhista de retrato
O ilustrador primeiramente baseia-se na mensagem que deve ser transmitida através do desenho; antes de desenhar ele visualiza o resultado final do trabalho com base tanto na habilidade de reter as informações dos objetos na memória quanto de moldá-las em sua imaginação.
O ilustrador não deixa de ser um desenhista; afinal ele desenha e está além deste último, pois, esta modalidade é mais complexa; baseia-se num método não só de visualização imaginária quanto num estudo anterior de anatomia humana, paisagem, perspectiva, sombreamento, cores, materiais, etc. Podemos dizer que o ilustrador cria novos seres e modelos através do desenho; exprime um pouco da sua personalidade, das suas idéias, do seu cotidiano e principalmente da mensagem que ele quer ou foi encarregado de transmitir.