Plataformas Computacionais para desenho tecnico
1º eletromecânica
Plataformas computacionais para Desenho Técnico
O autocad é um dos softwares mais conhecido em termos de CAD, porem, não é gratuito, custa cerca de US$4.000,00. Assim, buscamos alternativas mais flexíveis.
A maioria dos programas de desenhos técnicos são complexos e em geral é preciso tomar cursos específicos para manuseá-los. Para quem já tem uma noção sobre como trabalhar com essas ferramentas (geralmente essa noção é dada em um curso para manuseio de um programa específico de desenho, como por exemplo o auto cad) terá facilidade em aprender a trabalhar com demais programas. FreeCAD
O freeCAD é uma plataforma livre, ou seja, grátis. É uma alternativa para programas pagos como autoCAD e SolidWorks.
É um modelador 3D paramétrico. A modelagem paramétrica permite que você modifique facilmente seu projeto, voltando atrás no histórico do seu modelo e mudando seus parâmetros. O FreeCAD é open source (LGPL) e totalmente modular, permitindo inúmeras possibilidades de personalização e de programação de extensões.
O FreeCAD é multiplataforma, lê e produz muitos formatos abertos de arquivos como STEP, IGES, STL e outros.
DoubleCAD
O DoubleCad também é um software livre, ele é grátis.
Em termos de interface, o DoubleCAD é bastante similar ao AutoCAD, para facilitar a utilização do software por quem já está acostumado com o ambiente da Autodesk. Linhas de comando e ferramentas são muito parecidos, e as diferenças que existem facilitam ainda mais o trabalho.
MScad
O MSCad é uma ferramenta eficaz e precisa, que além de estar totalmente em Português, é inteiramente grátis e suporta várias funcionalidades e opções CAD.
Alunos: Ana Paula V. Guimarães
Rafael Coan S. Pontes
João Taiwan C. N. Balbino
23 de março de 2015, Paranavaí.