judausmo
415 palavras
2 páginas
Escola de Encino Medio Victor Meirelles 28/10/14Alunos: Ronaldo Junior / Matheus Laus
Turma: 304
Prof° Ademir Luiz Barbeta
Origens
O começo do judaísmo como uma religião estruturada acontece com a transformação dos judeus em um povo influente através de reis como Saúl, Davi e Salomão, que construiu o primeiro templo em Jerusalém. Mas em cerca de 920 a.C, o reino de Israel se dissolve, e os judeus começam a se dividir em grupos. Essa foi a época chamada de Era dos Profetas. Em cerca de 600 a.C, o templo é destruído e a liderança israelita assassinada.
Vários judeus foram enviados para a Babilônia. Apesar de alguns serem autorizados a retornar a casa, muitos permaneceram no exílio formando aí a primeira Diáspora, que significa ¿viver afastado de Israel".
ALGUNS DOGMAS DO JUDAISMO
-No judaísmo, Moisés é visto como o primeiro e o maior dos profetas, o maior dos legisladores hebreus e o fundador da nacionalidade israelita.
-O livro sagrado é a Tora
-A circuncisão dos rapazes ao 8 dias de vida
-O Sabbat ( sábado) é dia sagrado e de repouso
-É proibido comer carne de porco e marisco
-Uma criança converte-se em adulto (bar-mitzvah) aos 13 anos
-A crença em um único DEUS (Monoteísta)
NO QUE ACREDITAM?
Então, em que os judeus acreditam e quais são os preceitos básicos do Judaísmo? Há cinco formas ou grupos principais do Judaísmo no mundo de hoje. Eles são o Judaísmo Ortodoxo, Conservador, Reformista, Reconstrucionista e Humanista. As crenças e requisitos de cada grupo diferem dramaticamente; no entanto, uma breve lista das crenças tradicionais do Judaísmo inclui o seguinte:
Deus é o criador de tudo que existe; Ele é um, não possui um corpo físico e apenas Ele deve ser louvado como a autoridade absoluta do universo.
Deus revelou os primeiros cinco livros da Bíblia hebraica a Moisés. Eles não serão modificados ou aumentados no futuro.
Deus se comunicou com o povo judaico através dos