Festa de santo amaro
Até o dia 02 de fevereiro, a cidade vai receber nomes como Gilberto Gil, Zezé di Camargo e Luciano, Geraldo Azevedo, Gal Costa, Maria Gadu, Margareth Menezes, Ângela Ro Ro, entre outros. Caetano Veloso abre oficialmente os festejos.
A tradicional Festa da Purificação promete movimentar a cidade de Santo Amaro. As comemorações no município, que fica a 71 quilômetros de Salvador, são voltadas à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Purificação.
Esse ano o encontro festivo vai prestar uma homenagem mais que especial ao centenário de duas personalidades brasileiras: Luiz Gonzaga, o rei do baião, e Vinícius de Moraes, o poeta da paixão.
“Essa é a festa que Dona Canô mais gostava. Ela tinha uma alegria e uma satisfação muito grande em ter a cidade movimentada e aquecida. E aproveitava esse acontecimento para fazer suas reivindicações a favor de Santo Amaro. Se arrumava toda, ia para a igreja todos os dias e depois ainda queria assistir aos shows, ano passado viu Moreno Veloso se apresentar e adorou. É nossa responsabilidade fazer com que a festa esse ano seja a mais linda” diz Rodrigo Velloso, secretário de cultura do município e filho de Dona Canô.
150 anos de tradição Santo Amaro é uma das cidades mais famosas do Brasil, berço acolhedor de tantos baianos e turistas, mãe e pai de artistas que brilham sob todas as vertentes, e que se mantém firme no festejo em torno da sua padroeira, Nossa Senhora da Purificação. A tradição trilha por mais de 150 anos, levando às ruas diversas manifestações religiosas e exaltações culturais. Um dos eventos que acontecem entre o período festivo é a famosa Novena para Nossa Senhora da Purificação, que reúne religiosos de todo o país, durante nove dias. Eles fazem uma sequência de orações na igreja, acompanhados por músicas cantadas em latim e