Vias trigeminais
A sensibilidade somática geral da cabeça penetra no tronco encefálico pelos nervos V, VII, IX e X.
Tendo como o mais importante é o trigêmeo, uma vez que os demais inervam apenas um pequeno território sensitivo situado no pavilhão auditivo e meato acústico externo.
3.1.1 Via Trigeminal Exteroceptiva
Os receptores são idênticos aos das vias medulares de temperatura, dor, pressão e tato.
Neuronios I : São neurônios pseudo- unipolares cujos prolongamentos periféricos ligam-se aos receptores através dos respectivos nervos, enquanto os prolongamentos centrais penetram no tronco encefálico, onde terminam fazendo sinapse com os neurônios II.
Neurônios II — estão localizados no núcleo do tracto espinhal ou no núcleo sensitivo principal do trigêmeo. Todos os prolongamentos centrais dos neurônios I dos nervos V I I , IX e X terminam no núcleo do tracto espinhal do V. Os prolongamentos centrais do V par podem terminar no núcleo sensitivo principal, no núcleo do tracto espinhal ou então bifurcar dando um ramo para cada um destes núcleos
Neurônios III — localizam-se no núcleo ventral póstero-medial do tálamo. Originam fibras que, como radiações talâmicas, ganham o córtex passando pela cápsula interna e coroa radiada. Estas fibras terminam na porção da área somestésica que corresponde à cabeça, ou seja, na parte inferior do giro pós-central.
3.1.2 — Via Trigeminal Proprioceptiva
Ao contrário do que ocorre nas demais vias, os neurônios I da via proprioceptiva do trigêmeo não estão cm um gânglio e sim no núcleo do tracto mesencefálico. O prolongamento periférico destes neurônios liga-se a fusos neuromusculares situados na musculatura mastigadora, mímica e da língua. Liga-se também a receptores na articulação temporomandibular e nos dentes, os quais veiculam informações sobre a posição da mandíbula e a força da mordida.
3.5 _ VIAS VESTIBULARES CONSCIENTES E INCONSCIENTES (Fig. 17.1)
Os receptores estão localizados na porção vestibular do ouvido