vias aferentes
Vias Aferentes
Introdução
Grandes vias aferentes são aquelas que levam aos centros nervosos supra-segmentares os impulsos nervosos originados nos receptores periféricos. Para isso,não se leva em consideração as vias reflexas que se unem com as vias eferentes formam os arcos reflexos.Seus principais elementos são:
Receptor: terminação nervosa sensível ao estímulo característico. Logo, cada receptor é específico de sua via.
Trajeto periférico: Possui nervo espinhal ou craniano e um glaglio anexo a ele. Possuem libras com diferentes funções
Trajeto central: Conjunto de fibras aferentes em feixes (tratos, fascículos, lemniscos), de acordo com sua função exibindo ainda núcleos relés
Área de projeção cortical: no córtex cerebral (via consciente) ou no cortex cerebelar (via inconsciente).
No caso das vias inconscientes, a cadeia neuronal aferente é composta por apenas dois neurônios (I e II). Já nas vias conscientes, há geralmente três neurônios (I, II e III). Sobre os neurônios das vias conscientes:
Neurônio I: neurônio sensitivo que se localiza num gânglio sensitivo ou na retina e mucosa olfatória (no caso das vias óptica e olfatória, respectivamente). Geralmente pseudounipolar, cujo dendraxônio possui um prolongamento central (penetra no SNC) e outro periférico (se liga ao receptor).
Neurônio II: se localiza na coluna posterior da medula ou em núcleos de nervos cranianos do tronco encefálico (exceções: vias óptica e olfatória). Seu axônio geralmente cruza o plano mediano e entra na formação de um trato ou lemnisco.
Neurônio III: se localiza no tálamo e tem um axônio que chega ao córtex (exceção: via olfatoria). As vias aferentes do tronco e membros penetram no SNC pelos nervos espinais, enquanto as da cabeça penetram por nervos cranianos.
Vias de Dor e Temperatura
Basicamente há a existencia de duas vias principais para que haja a condução dos impulsos da dor e temperatura até o sistema nervoso supra-segmentar (cérebro