Reflexos
Curso: Fisioterapia Turma: 2013.1 - B
Professora: Ana Paula L. Deus Arrigeto
LINNE LITYERE COSTA LEITE
REFLEXOS
ARACATI-CE
MARÇO/2013
INTRODUÇÃO
Os reflexos são respostas involuntárias e imediatas do Sistema Nervoso a um estímulo captado por uma estrutura receptora, como músculos, tendões e glândulas. Sua importância se dá devido ao fato de os testes de reflexos serem métodos simples e eficazes para examinar clinicamente o Sistema Nervoso, bem como para o mantimento da postura e locomoção. Para que haja um reflexo é necessária a presença de um órgão receptor, um órgão efetor e um meio de comunicação entre ambos. O início do reflexo é o estímulo, que entra no corpo por meio de um impulso nervoso e termina na resposta de saída, um movimento, por exemplo. Aqui veremos alguns tipos de reflexos, suas características principais, a resposta esperada, e as estruturas envolvidas nesse processo.
REFLEXO MANDIBULAR
O reflexo mandibular é realizado com o examinador posicionando o polegar sobre o meio do queixo do paciente (região do mento) e percutindo o dedo com o martelo de percussão. O paciente deve estar com a boca entre-aberta. A resposta é a contração do masseter e do músculo temporal, causando o fechamento da boca. Normalmente, o reflexo é discreto ou até mesmo ausente. A via aferente desse reflexo é o quinto nervo (trigêmio), passa pela ponte no tronco cerebral e a via eferente é o sétimo par craniano (nervo facial).
REFLEXO BICIPITAL
É realizado através da localização do tendão do bíceps e percussão sobre o dedo do examinador. A resposta é a contração do bíceps, provocando a flexão e a supinação do antebraço. A via aferente e eferente é o nervo músculo-cutâneo, sendo centro reflexo o nível medular C5-C6.
REFLEXO TRICIPITAL
O braço do paciente em abdução, pendente em semiflexão, sustentado pela mão do examinador.