Mastigação
Os estudos dos movimentos mastigatórios mostram que eles são cíclicos, coordenados e que mostram grande variabilidade, que depende, entre outras coisas, de condições intraorais. Tais movimentos não são algo puramente mecânico que somente requer ser iniciado e detido no momento preciso, sendo que se encontram submetidos a um delicado sistema de controle som seus correspondentes sistemas de retroalimentação que possibilitam sua eficiência. Portanto, no Sistema Nervoso Central existe um mecanismo de controle da mastigação, que integra a informação proveniente de áreas diversas que ativa os músculos apropriados, no momento preciso, com o objetivo de produzir um grau adequado de contração e relaxamento.
Não existem dúvidas de que a mastigação é coordenada por neurônios localizados no complexo senso motor trigeminal, localizado no tronco encefálico. A maior parte da informação sensorial provém da região orofacial, transcorre por aferentes trigeminais, enquanto que os principais músculos mastigatórios são controlados pelo núcleo motor trigeminal. Outros núcleos motores e outros nervos sensoriais estão também envolvidos. O núcleo hipoglosso controla a musculatura lingual, o núcleo motor do facial controla os músculos da face e lábios. A informação sensorial nascida na cavidade oral transcorre também nos pares craniais VII, IX e X.
Toda informação sensorial e as ordens motoras devem ser corretamente interconectadas com o objetivo de que a mastigação seja algo coordenado pelo que para compreensão do mecanismo da