músculos da mastigação
CURSO DE ODONTOLOGIA
ANATOMIA
MÚSCULOS DA MASTIGAÇÃO
GABRIELA SALES
PROFESSOR: CASSIO MARCOS VILICEV
SÃO PAULO
2013
INTRODUÇÃO
A mastigação é a função mais importante do sistema estomatognático. Seus músculos atuam em grupo e tem como função movimentar a mandíbula em diferentes planos ou direções. São considerados quatro músculos pertencentes ao grupo da mastigação, três elevadores da mandíbula, que são o músculo masseter, o músculo temporal e o músculo pterigóideo medial, e um protrusor da mandíbula, o músculo pterigóideo lateral. O músculo masseter e o músculo temporal são superficiais a de fácil palpação enquanto que os outros dois são profundos. Todos eles ligam a mandíbula ao crânio.
GENERALIDADES
Os músculos da mastigação são aqueles que agem direta ou indiretamente sobre a mandíbula, são músculos pares que se inserem na mandíbula proporcionando movimentos necessários para que se processe a mastigação. Os músculos da mastigação são o: temporal, o masseter, o pterigóideo medial e o pterigódeio lateral.
Os músculos da mastigação agem na articulação temporomandibular e são os responsáveis pelo fechamento da boca, deslizamento da mandíbula para frente ou para trás, e desvio lateral da mandíbula. O profissional da área odontológica tem a necessidade de relacionar corretamente a ação desses músculos com os movimentos de depressão, elevação, protrusão, retrusão e lateralidade da mandíbula.
Os músculos da mastigação apresentam as seguintes características comuns:
a) Apresentam pelo menos uma inserção na mandíbula.
b) Atuam ativamente nos movimentos mandibulares.
c) Apresentam fáscias musculares típicas, destacando- se a fáscia do músculo temporal.
d) Derivam-se na sua totalidade do 1° arco braquial, e como tal são inervados pelo nervo trigêmeo (V par), através de ramos do nervo mandibular.
e) São irrigados por ramos da artéria maxilar.